Você já ouviu falar sobre a Segunda Sem Carne?

 

Quem conhece a Segunda Sem Carne? Então, vamos falar sobre o assunto, que inclui informações interessantes sobre vegetarianismo!

Quando a segunda-feira chega, é hora de recomeçar com o pé direito e realizar adequações, transformações, buscar novidades e tomar novas decisões. Quem não está acostumado com isto?

Na Pousada em Aiuruoca – Reserva Ecológica Canto do Papagaio é assim. Somos adeptos ao movimento intenso das segundas-feiras, ao vegetarianismo e à Segunda Sem Carne – segunda a segunda.

Mas e para quem está descobrindo o vegetarianismo ou para quem no fundo sente que pode contribuir com a preservação do meio ambiente de forma prática? A Segunda Sem Carne pode ser um bom primeiro passo.

O que é a Segunda Sem Carne?

 

A Segunda Sem Carne é uma campanha mundial que chegou ao Brasil em 2009 e é apoiada pela Sociedade Vegetariana Brasileira. Então, esta campanha tem o propósito de conscientizar as pessoas sobre os impactos que o uso de produtos de origem animal na alimentação causam sobre o meio ambiente em geral. E estamos falando da saúde humana, da fauna e da flora de todo planeta.

A ideia é convidar as pessoas a também descobrirem novos sabores ao substituírem a proteína animal pela proteína vegetal ao menos uma vez na semana.

Quais são os impactos de um dia sem carne no planeta?

 

A Segunda Sem Carne conta com o apoio do Ministério da Saúde e, principalmente, do governo do estado de São Paulo e da Secretaria de Educação da Prefeitura de São Paulo.

Segundo dados desta prefeitura, em 2017 a Segunda Sem Carne gerou um impacto muito positivo no estado de São Paulo. Afinal, foram 57 bilhões de litros de água economizados, já que um consumidor de carne demanda em torno 3.800 litros de água por dia!

Nossa Pousada em Aiuruoca também pesquisou que dentre os impactos positivos estão a preservação de 500 milhões de metros quadrados de terras, 150 mil toneladas de grãos de soja, 280 mil toneladas de emissões de CO2 e mais de 2 mil toneladas de carne que deixaram de ser consumidas.

E tudo isso apenas no ano de 2017!

 

Por que o vegetarianismo é uma boa alternativa?

 

Nossa Pousada em Aiuruoca acredita que o verdadeiro yoga consiste não só em posturas físicas, mas num estilo de vida alinhado com serviço e conhecimento.

A não-violência faz parte desta premissa e não se relaciona somente com a proteção aos animais, mas também com a forma com a qual nos relacionamos com as outras pessoas e com nós mesmos.

Cuidar da saúde é fundamental, neste caso, e o vegetarianismo tem muito a contribuir. Afinal, previne doenças crônicas e degenerativas, podendo evitar até 8 milhões de mortes até 2050.

Além disso, o vegetarianismo figura como uma eficaz maneira de combate à fome. Cerca de 60% do milho e da cevada, e 97% do farelo de soja produzidos no mundo são destinados para a alimentação de animais.

A Segunda Sem Carne pode ser o primeiro passo

Muitas pessoas já perceberam as transformações que podemos realizar com a eliminação do consumo de carnes. Se a Segunda Sem Carne nos propõe a experiência por somente um dia, por que não tentar?

São mais de 44 países que compartilham esta ideia, incluindo alguns de seus governos. No Brasil, existem escolas que alteraram seu padrão alimentar devido à conscientização que esta campanha gerou.

Um dos desdobramentos desta adesão foi a implementação da Alimentação Escolar Vegetariana presente desde 2011 nas escolas municipais de São Paulo, cujos alunos têm acesso a refeições 100% livres de produtos animais.

Assim, recomendamos o descobrimento de novas e importantes formas de ajudarmo-nos uns aos outros de forma consciente, aproximando-nos de valores espirituais e sociais que remetem a tempos antigos, como nos descrevem os próprios Vedas – literatura estudada em nossa Pousada em Aiuruoca.