Como o cantar do Maha Mantra Hare Krishna pode beneficiar nossas vidas

Falar sobre meditação é pensar no vazio, em paz, tranquilidade, bons hábitos, reequilíbrio. Mas será que esvaziar-se é realmente a melhor solução?
Podemos entender a palavra meditação através do latim meditare, cujo significado é “trazer para dentro”, ou seja, meditar é vislumbrar o universo interior e realocar suas possíveis limitações, desfazendo padrões energéticos ruins e beneficiando corpo, mente e espírito de forma prática.
Há muito tempo também conhecemos a palavra mantra, cujo significado é “libertar a mente”. Na maioria das vezes utilizamos os mantras para acompanhar as meditações. Então, por que não cantá-los também?
Há pouco mais de 500 anos o Maha Mantra Hare Krishna tornou-se acessível para qualquer pessoa. Antes, este era um mantra secreto, reservado somente para os grandes brahmanas da Índia. Hoje, todos podemos sentir e comprovar a bem-aventurança que a combinação de três dos infinitos nomes de Deus traz.
_Hare Krishna Hare Krishna
Krishna Krishna Hare Hare
Hare Rama Hare Rama
Rama Rama Hare Hare_
De acordo com Srila Prabhupada, fundador da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (International Society for Krishna Counsciousness – ISKCON), Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, investiu Suas energias divinas nestes nomes, de modo que, através deles, podemos restabelecer nossa relação íntima com Deus, desenvolvendo um estado de bem-aventurança, bondade e entendimento a respeito do funcionamento de nossa existência no mundo.
O cantar deste mantra pode ser congregacional, com dança e instrumentos, mas também através da meditação japa mala, na qual se utiliza um rosário de 108 contas para repetir o mantra em cada uma delas. Esta meditação limpa a poeira do coração acumulada durante anos, que nos impede de enxergar a Deus, aos outros e a nós mesmos com amor e conhecimento verdadeiros.
Ao mesmo tempo, possibilita o desenvolvimento de virtudes latentes, inerentes à alma e que estão adormecidas, como a bondade, a equanimidade, a disciplina, o desapego, entre muitas outras.
Chandramukha Swami, membro da ISKCON, ensina que um copo vazio nunca está vazio. Ele está cheio de ar. Da mesma forma, nossa mente está repleta de impurezas que nos afetam constantemente. Assim como ao colocar água no copo o ar sai, por que não transbordar a mente com os santos nomes de Deus, para que tudo o que não precisamos mais saia também, possibilitando liberdade de entendimento e reflexão a respeito do que realmente importa: autorrealização espiritual.
Nossa Livraria está repleta de títulos que tratam sobre este assunto. Acesse nosso site AQUI (https://cantodopapagaio.com.br/livraria/) e aproveite para estudar e experimentar esta prática milenar!
Cante Hare Krishna e seja feliz!