Em tempos desafiadores, vamos juntos descobrir por que o mundo precisa do yoga

 

Quarentena, desavenças políticas, instabilidade econômica e outros desafios propõem transformação. Mas, se existem tantos caminhos, por que o mundo precisa do yoga?

E se o mundo realmente precisa, de que yoga estaríamos falando, afinal? Nossa Pousada em Aiuruoca – Reserva Ecológica Canto do Papagaio tem muito a dizer sobre este assunto.

 

O que é yoga?

 

Não é à toa que curtimos yoga em nossa Pousada em Aiuruoca, pois a palavra “yoga” traz consigo significados tão profundos, que não há uma modalidade ou exercício específico que a definam.

Yoga é um estilo de vida, uma meta que almeja transformações que vêm de dentro para fora, dia após dia, através da disciplina e da paciência. Portanto, yoga não se restringe ao corpo ou à prática de posturas físicas, pois também é a valorização de posturas internas. Unidas, estas práticas corpóreas e de consciência podem nos proporcionar um contato profundo com o processo de aprimoramento pessoal.

 

Desvendando o termo “yoga”

 

O termo “yoga” vem da raiz sânscrita “yuj” à qual são atribuídos três sentidos principais: controlar, atar, apaziguar (os sentidos); absorção, concentração da mente; unir, juntar, conectar, atrelar etc.

Não tem como falar sobre yoga sem citar o Yoga-sutra de Patanjali e a Bhagavad Gita. Nestes clássicos da literatura indiana, muito estudados em nossa Pousada em Aiuruoca, encontramos toda a base para os estudos.

Patanjali diz que as flutuações e agitações da mente precisam ser paradas para que sua atividade seja direcionada rumo a fins espirituais. E na Bhagavad Gita, yoga pode ser entendido como disciplina ou prática espiritual, empregada no sentido de poder místico, de estado mental de equanimidade e renúncia, de estado de comunhão com o divino e de desconexão das causas de sofrimento material.

 

Como saber mais sobre yoga?

 

Este conteúdo é apresentado pelo Vedanta Vaishnava. Vedanta quer dizer “a conclusão dos Vedas”. Vaishnava é uma palavra que está relacionada ao cultivo da devoção.

Além de toda a base prática e estudos dos ásanas, é importante nos alinharmos com os principais ensinamentos teóricos dos Vedas (literatura da Índia Antiga), que darão ênfase a cada frase, a cada palavra, a cada movimento que um bom estudioso do yoga deve transmitir a seus alunos.

Os Vedas são os antigos textos em sânscrito nos quais, originalmente, encontramos todo o conhecimento sobre a filosofia e sobre as diferentes práticas do yoga. Assim, a essência do conhecimento védico é a autorrealização e a realização de Deus, ambas apresentadas na filosofia Vedanta.

A visão Vaishnava da filosofia Vedanta foi amplamente divulgada por A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

 

Yoga para mudar o mundo

 

Sabemos que a verdadeira mudança começa dentro de nós. Gradualmente, ela reverbera em aspectos positivos que beneficiam todos ao nosso redor e, por que não, o mundo?

Viver o yoga é tomar consciência sobre nossa vida como um todo: alimentação, hábitos de lazer, leituras, pessoas, ambientes, tudo começa a se reciclar. Afinal, percebemos com o tempo que tudo o que é externo já não atende nossas demandas mais elevadas de espiritualidade e autoconhecimento.

Portanto, uma boa leitura, a contemplação da natureza interna e externa de pessoas e paisagens, o silêncio, a introspecção, a força, a saúde, o que é natural, espontâneo e desperto logo tomam conta de nossa atenção, reduzindo a cinza as relações líquidas e fugazes que nada mais nos trazem do que prazeres temporários e ilusórios.

Ao trazer à tona este estado de paz e bem-aventurança, tornamo-nos aptos a compartilhar e a auxiliar outras pessoas a fazerem o mesmo.

Em nossa Pousada em Aiuruoca, vivências, estudos e muita prática não faltam!

*Textos autorais por Bhakti Rasa Devi.