Como aproveitar o melhor da união entre livros e espiritualidade

 

Encontramos detalhes interessantes sobre a relação entre livros e espiritualidade em uma das principais práticas dentro do universo de bhakti-yoga. Estamos falando da distribuição de livros que tratam sobre este assunto – o cultivo de amor e devoção, e o restabelecimento de nossa relação íntima com a Divindade.
O fundador do Movimento Hare Krishna no Ocidente, Srila Prabhupada, deixou-nos um legado que consiste em mais de 70 títulos. Inclusive, são textos e traduções de importantes ensinamentos da literatura védica da Índia Antiga.

A palavra “Veda” significa “conhecimento” e os livros de Prabhupada tornaram acessíveis para a linguagem ocidental todos estes ensinamentos. Isso aconteceu a partir da década de 60.

Foram traduzidos para mais de 40 idiomas, incluindo o português. Desde então, todos os membros da Sociedade Internacional para Consciência de Krishna (ISKCON) realizam esta distribuição, honrando o chamado movimento de Sankirtana, que se iniciou há pouco mais de 500 anos com Sri Caitanya Mahaprabhu.

 

Sobre o que estes livros falam?

 

Sim, eles falam. Aliás, eles nos apresentam a síntese da relação entre livros e espiritualidade. Isso acontece através de assuntos que falam a respeito da natureza do “eu”, da consciência, da mente, do corpo e do espírito, do comportamento humano, do estudo filosófico da personalidade, da cosmologia e do relacionamento com Deus.

Seu único objetivo é nos fazer pensar sobre o real motivo de estarmos aqui neste mundo tão cheio de desafios e dualidades, as quais quase sempre temos dificuldades para compreender.

 

Onde encontrar um bom livro?

Nossa Pousada em Aiuruoca – Reserva Ecológica Canto do Papagaio possui uma livraria especializada nestes preciosos livros, a Livraria de Bhakti. Assim, a ideia é realizar a distribuição – Sankirtana – como tem acontecido no mundo todo com pessoas especiais, que têm suas vidas transformadas a partir do contato com estes ensinamentos.

 

O que é Sankirtana?

Desde 1965, mais de 500 milhões de livros foram distribuídos através da prática de Sankirtan. Neste ano, este número ultrapassou os 2 milhões de livros e o Brasil é o sexto país no ranking dos melhores resultados.
A prática de Sankirtan quer intensificar o acesso das pessoas aos ensinamentos dos Vedas. Afinal, são ensinamentos que nos aproximam da ideia de autorrealização e autoconhecimento neste mundo, cujos desafios são consideráveis em meio a tantas dualidades, ilusões e temporariedade.
No Canto do Papagaio realizamos também nossa distribuição do conhecimento, através de nossa Livraria especializada.

 

Livros e espiritualidade são o melhor remédio

 

É interessante observar que não só o interesse das pessoas tem aumentado acerca de questões relacionadas a livros e espiritualidade, cultivo de vida simples e preservação do meio ambiente. Mas também em relação à aquisição de livros físicos, do mundo real. Afinal, são livros que nos transportam a partir de nossas mãos para espaços do nosso Ser nunca antes explorados.
Portanto, não há dúvidas. Terapia comprovada: ler é o melhor remédio. Sobre bhakti-yoga, então… os resultados são imediatos! Por que não experimentá-los?

“Algum dia, as pessoas vão entender o quão valioso é o conhecimento que receberam. É uma literatura transcendental. Ninguém pode desafiar isso. É feito tão bem, sem qualquer mancha, o Purana imaculado. Por favor, continuem assim, imprimindo livros em todas as línguas para o benefício da humanidade desorientada e sofredora.” (Srila Prabhupada, fundador da ISKCON, em carta de 20 de abril de 1973 para devotos de Los Angeles).