Celebrando o mês de Kartik com Chandramukha Swami

Recentemente compartilhamos em nossas publicações uma reflexão sobre a importância de honrarmos e adorarmos a Deus, lembrando-nos de nossa posição de aprendizes neste mundo repleto de desafios.
Há algumas semanas entramos num período do ano bastante especial para os devotos do Senhor Krishna no mundo inteiro, conhecido como o mês de Kartik. Nestes dias especiais adoramos Deus menino, na forma de Sri Damodara, que é ninguém menos do que o próprio Krishna como uma doce criança.
Damodara quer dizer “Aquele que Se deixa amarrar por uma corda”, devido a um belíssimo passatempo entre Krishna e Sua mãe, Yasoda, na cidade de Vrindavana, Índia. Nesse passatempo, o travesso menino é amarrado por Sua mãe em um pilão de madeira, depois de roubar toda a manteiga que havia sido preparada por Ela.
Mergulhar nos significados desse passatempo nos traz grande sabedoria. Mas é preciso um bom guia para compreendermos cada detalhe, aprendendo com quem sabe e estuda há décadas a filosofia do yoga. Por isso, compartilhamos com grande alegria a notícia de que receberemos Chandramukha Swami para um Detox dos Sentidos especial do mês de Kartik, nos dias 08, 09 e 10 de novembro!
Chandramukha Swami é membro da ISKCON (International Society for Krishna Consciousness), desde 1979. Em 1986 fez os votos da ordem de sannyasa e em 2001 aceitou o serviço de diksa-guru, passando a iniciar discípulos em todo o Brasil.
Em 1999 iniciou a publicação de livros, que somam mais de 20 títulos sobre espiritualidade aplicada. Na música, realizou parcerias com grandes artistas brasileiros, como Léo Gandelman, Quinteto Violado, entre outros, produzindo 11 discos que exploraram também a junção dos mantras com os ritmos de forró, xote, maracatu e bossa nova (disponíveis no Spotify). Além dos discos, Chandramukha Swami realiza apresentações em diversos eventos no país com sua Krishna Bandhu.
Chandramukha Swami foi também o idealizador do Ashram Vrajabhumi (Teresópolis – RJ), da Confraria Vegana, em Nova Gokula (Pindamonhangaba – SP), e do Projeto Lapidar, que conta com dezenas de células de autoconhecimento em vários estados brasileiros, propagando a mensagem de Srila Prabhupada e atraindo novos devotos para a Consciência de Krishna. Atualmente coordena a Ecovila Govardhan, seu mais novo projeto, na cidade de Santa Isabel (SP).
Nos templos do mundo todo, os vaishnavas (devotos de Krishna) oferecem uma lamparina de ghee no altar e recitam a maravilhosa canção Damodarastaka, do Padma Purana, neste mês de Kartik. Chandramukha Swami cantará conosco esses versos, que descrevem os detalhes desse passatempo transcendental, o qual recomendamos também a leitura.
Saiba mais: www.chandramukhaswami.com

Krishna And Mother Yasoda, 1979 por Muralidhara Dasa.