Compreendendo a separação dos enamorados alma e Deus

 

Esta é uma relação sobre a qual não devemos nos esquecer. O amor, bem como a separação dos enamorados alma e Deus são descritos em detalhes nos textos védicos, especialmente na Bhagavad-gītā, livro que sempre estudamos por aqui, em nossa Pousada em Aiuruoca – Reserva Ecológica Canto do Papagaio.

Mas não se trata de uma relação comum. Segundo a Bhagavad-gītā, a ciência da alma é confidencial e é também o rei de todo o conhecimento.

 

Por que se trata de algo confidencial?

 

O capítulo quatro da Bhagavad-gītā define a ciência da alma como misteriosa e muito antiga. Pois, conhecê-la significa descobrir suas principais características.

Além de eterna, plena de conhecimento e bem-aventurança, a alma também é não-nascida, sempre existente e primordial. Assim, a alma não morre quando o corpo morre.

A alma é imutável, indestrutível e sempre ativa. Ela não está inerte no cosmos e seu dever é servir e amar a Deus. Nesta relação íntima com o Supremo, a alma vivencia a mais perfeita história de amor com a fonte de todo amor.

 

Quem poderá entender esta relação?

 

Śrī Kṛṣṇa diz que aquele que é Seu amigo e Seu devoto poderá compreender e manifestar esta relação amorosa, através da prática do serviço devocional. Afinal, como seria possível amar uma pessoa sem conhecê-la?

Este processo do serviço devocional é muito estudado aqui em nossa Pousada em Aiuruoca e consiste em ofertar nossas vidas a Deus, nossas ações, pensamentos, palavras e atitudes, cumprindo com o princípio mais elevado de toda religião: a rendição a Deus, obtida pela purificação que surge com o cultivo de conhecimento espiritual.

Somos almas e estamos distantes de nosso verdadeiro amor. Buscamos suprir esta saudade com sensações e prazeres efêmeros, que vêm acompanhados de constantes dualidades e ciclos de apego e aversão, felicidade e sofrimento.

Devemos nos conhecer, devemos conhecer os mistérios das leis divinas, descobrir nossa posição neste mundo e nossa real missão como almas eternas. Assim, seremos recompensados pelo fogo deste conhecimento, que eliminará de nossas vidas toda a escuridão nascida da ignorância, do medo, do apego e da ilusão.

AQUI você poderá ler e desvendar mais os mistérios da alma.

E AQUI você poderá saber como mergulhar nesta jornada junto com a gente em nossa Pousada em Aiuruoca.

*Textos autorais por Bhakti Rasa Devi Dasi.