CONHEÇA AIURUOCA

Paisagens deslumbrantes, fontes naturais, tranquilidade, natureza exuberante, renovação energética e muita paz é o que você encontra neste pequeno espaço de terra chamado Aiuruoca.

AIURUOCA

É só chegar, respirar fundo e contemplar a natureza.

Aiuruoca é um pequeno município localizado nas Terras Altas da Serra da Mantiqueira, desbravado pelo Padre João de Faria Fialho em 1692. Aiuruoca tem seu nome de origem tupi-Guarani, “aîuruoka” que corresponde “aîuru” como papagaio e “Oka” como casa ou toca, dando significado de “Toca do Papagaio” ou “Casa do Papagaio”, em referência aos ninhos de papagaios – do – peito – roxo que ali existiam abundantemente, uma das mais belas espécies desta ave, hoje ameaçada de extinção.
As terras da região onde hoje se localiza o município de Aiuruoca começaram a ser ocupadas no início do século XVIII, com o descobrimento de ouro e a fundação do arraial.
Tendo como pano de fundo o esplendoroso Pico do Papagaio com seus 2.105 metros de altitude, que faz parte do Parque Estadual da Serra do Papagaio, Aiuruoca é um município privilegiado pela beleza natural e por sua história.
As nascentes que lá brotam deságuam em exuberantes cachoeiras nos rios que formam a bacia hidrográfica do rio Água Preta. A grande quantidade e a pureza de suas águas criam um ambiente úmido, com mata exuberante, que propicia a sobrevivência de diversas espécies de animais silvestres.
O município de Aiuruoca é um convite histórico, cultural e ecológico no sul de Minas Gerais.
A Igreja Nossa Senhora da Conceição é a matriz, localizada no centro da cidade, construída em estilo barroco é um convite aos fiéis dessa tradicional cidade Mineira.
Ainda no centro da cidade é possível conhecer o Museu Doutor Júlio Arantes Sanderson de Queiroz, nome dado em homenagem ao Dr. Julinho, apelido carinho em que era conhecido o famoso médico de origem Aiurocana. Lá é possível encontrar relíquias de Aiuruoca, dados do seu passado e conhecer um pouco mais sobre a vida do médico.
A maior concentração da população de Aiuruoca pode ser encontrada nos bairros rurais, repletos de cultura, história e natureza.
Com mais de 87 cachoeiras catalogadas, Aiuruoca é muito procurada por turistas de todo mundo que encontram na cidade um refúgio dos grandes centros em meio a natureza exuberante da cidade.
A região do sul de Minas Gerais é conhecida por sua hospitalidade e cuidado com o meio ambiente, Aiuruoca se destaca por não haver empresas poluidoras e ter um dos menores índices de violência do Brasil.
Além de toda a complexidade natural que envolve esta pacata cidade, Aiuruoca também é conhecida como um lugar místico e um dos pontos chacras do planeta terra.
Aiuruoca possui ligações com a também cidade sagrada de Sri Nagar na Índia que esparge suas vibrações para o mundo como o sétimo chacra. O chacra de referência no corpo humano é o coronal.
São considerados Chacras da Terra os lugares de poder ou centros magnéticos que emanam uma energia especial conhecida pelos povos antigos (guardiães) e percebida pela sensibilidade de pessoas de hoje, que costumam buscar estes centros para sua harmonia holística (corpo / mente / espírito).
A visão de chacras da Terra, é uma visão ligada à consciência da Terra – que dizer àquela inter-relação entre a Terra e nós – consciências humanas.
Paisagens deslumbrantes, fontes naturais, tranquilidade, renovação energética e muita paz é o que você encontra neste pequeno espaço de terra chamado Aiuruoca.

O QUE VOCÊ ESTÁ ESPERANDO??